12 março 2007

Guinness

Irlandesa, elaborada a partir de maltes especiais e cevada torrada, a Guinness é uma cerveja bastante lupulada, com acidez frutada, seca e de alta fermentação. Cor negra, espuma cremosa e estável, grande equilíbrio entre o sabor de caramelo queimado e lúpulo, são algumas de suas características.

A história da Guinness teve início em 1759, quando Arthur Guinness alugou uma fábrica em Dublin, na Irlanda, e começou a produzir sua própria cerveja. Em 1862, quando adotou a harpa irlandesa como símbolo, a Guinness já fazia parte da vida da Irlanda. Com 247 anos de história, a cerveja Guinness é produzida com a mesma composição que a consagrou: malte irlandês, água, lúpulo e levedura. Hoje a Guinness é comercializada em 155 países e possui 80% de participação no mercado mundial de cerveja escura. No mundo, 170 mil pubs consomem 10 milhões de pints diariamente, o que resulta em 120 pints por segundo. A marca coleciona diversas histórias. Foi ao redor de uma mesa de bar, em encontro regado a cerveja irlandesa, que surgiu o Guinness Book, o mais famoso livro de recordes do mundo.

São 5 os principais tipos de Guinness:

Guinness Draught
4,1% ABV
É a Guinness mais popular, encontrada em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Guinness Extra Stout5,0% ABV
Encontrada na Europa e nos Estados Unidos.

Guinness Foreign Extra Stout7,5% ABV
A versão mais alcoólica das Guinness, produzida na Bélgica.

Guinness Red4,1% ABV
Ainda em teste em alguns pubs ingleses, é feita com o malte um pouco menos torrado que na tradicional, o que a torna avermelhada.

Guinness Mid Strenght
2,8% ABV
A versão “light” da Guinness, só é encontrada em alguns bares em Limerick, na Irlanda.

Um comentário:

Cris disse...

Edu, achei você no google. Sua explicação é ótima e apropriada para a data, aproveitei e coloquei você em um post, espero que não se importe. Obrigada!