28 abril 2007

Harmonizações Perfeitas : Colorado Índia e Suar Vindaloo

A Colorado Índia Pale Ale é uma cerveja forte, de sabor marcante e alto teor alcoólico (7,0%). Apresenta notas adocicadas provenientes de malte, muito bem balanceadas com o intenso amargor do lúpulo. É também bastante aromática e com final persistente. Já mencionei em outras ocasiões que ela está entre as minhas prediletas!

Recentemente a cervejaria passou a usar rapadura em substituição ao açúcar de sua fórmula, como iniciativa para valorizar os ingredientes tipicamente brasileiros.

Esta cerveja recebeu do crítico inglês Michael Jackson (um dos maiores especialistas em cerveja no mundo) três estrelas em seu pocket beer guide.

Para harmonizar com uma bebida tão “poderosa” fui buscar um prato que pudesse combater este força à altura. Resolvi optar por um clássico indiano, que além de apresentar características também fortes e marcantes, vem do país de onde o nome do estilo da cerveja faz referência.

O Suan Vandaloo, ou porco Vandaloo, é originário da região de Goa e é fruto da influência portuguesa. Pode ser preparado com outras carnes, mas o modo tradicional leva porco. É um prato bastante condimentado, picante, e que leva açúcar mascavo dentre os ingredientes. Para “homenagear” a Colorado Índia troquei o açúcar mascavo por rapadura. O resultado foi excelente!

Na harmonização o Suar Vindaloo cai perfeitamente bem junto à cerveja. Sua característica levemente adocicada, porém picante, parece encontrar na IPA uma parceira ideal. A cerveja por sua vez auxilia a limpeza do palato, graças ao seu bom amargor e teor alcoólico, e com seu sabor intenso não se deixa desaparecer perante a força do prato. Parece uma briga de gigantes, uma refeição com extrema complexidade de sabores e enorme satisfação!

Suar Vindaloo

Ingredientes
800grs de lombo de porco
200grs de cebola picada
500grs de tomates em cubos, sem pele e sementes
5 dentes de alho fatiados em lâminas
50grs de pimenta calabresa
50grs de gengibre em lâminas
1 pau de canela de 5cm
1 colher de café de sementes de cominho
1 colher de café de sementes de coentro
1 colher de café de pimenta-do-reino em grão
1 colher de café de cardamomo
1 colher de sopa de açafrão em pó
50ml de vinagre de vinho branco
50ml de óleo de canola
300ml de água
30grs de rapadura (dissolver em água)
Sal a gosto

Preparo
Triture a pimenta calabresa, o cominho, o coentro, a pimenta-do-reino e o cardamomo. Acrescente o açafrão e o vinagre, e bata até formar uma pasta. Tire a gordura da carne, corte-a em cubos e misture a pasta. Deixe marinar em geladeira por 3 horas.

Em uma panela doure a cebola com o óleo. Acrescente o alho, o gengibre e o lombo em cubos. Deixe a carne dourar. Acrescente os tomates e refogue por mais 5 minutos.

Adicione a água, a rapadura diluída, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 1h30, mexendo de vez em quando. Verifique o sal e sirva, acompanhado de arroz pilaf de açafrão.

6 porções

Arroz Pilaf de Açafrão

Ingredientes
200grs de arroz basmati
20grs de Ghee (manteiga clarificada)
50grs de cebola finamente picada
1 dente de alho finamente picado
1 pacotinho de açafrão em pistilos
800ml litro de caldo de legumes
Sal a gosto

Preparo

Lave o arroz e deixe escorrer bem. Coloque os pistilos de açafrão na água fervente e reserve. Aqueça a manteiga em uma panela média. Junte a cebola e o alho e misture bem. Quando começar a dourar, adicione o arroz e frite até que ele fique transparente. Junte o caldo de carne (já quente), o açafrão diluído e o sal e cozinhe até a água secar e o arroz atingir o ponto desejado. Sirva em seguida.

6 porções
Onde:
Cervejaria Colorado
www.cervejariacolorado.com.br

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli 

2 comentários:

Alexandre D'Andréa disse...

Vou testar a harmonização... Depois posto aqui o resultado...

Edu Passarelli disse...

Legal, Alexandre. Quero saber o que achou! Abs