13 fevereiro 2008

O "terroir" da Eisenbahn Lust

Quem olha para a garrafa, similar às de champagne, com tampa de rolha e grande elegância, dificilmente vai pensar que está diante de uma cerveja. Mas está sim!

A embalagem não é a única semelhança com os espumantes. A Lust é uma das três cervejas no mundo produzidas pelo método de champenoise, o mesmo método utilizado na fabricação dos melhores champagnes. As outras duas produções são belgas.

A brasileira é produzida pela microcervejaria Eisenbahn, de Blumenau. Com uma carta composta por cervejas diferenciadas e de alta qualidade, a cervejaria catarinense inovou mais uma vez quando optou por produzir esta rara cerveja. Para batizar a criação, foi escolhido o nome Lust, que, no idioma alemão, significa desejo. E muito nos leva a desejar esta cerveja.

Sua produção é rica em detalhes e curiosidades. Após ser elaborada na fábrica da Eisenbahn, pelo método normal das cervejas de alta fermentação, utilizando leveduras especiais vindas da Bélgica e já com o teor alcoólico de 8%, a cerveja é enviada para a vinícola San Michele, onde é acondicionada na versão final de suas garrafas e recebe uma pequena dose de açúcar e leveduras para vinho. Viaja para a cave da vinícola, na cidade de Rodeio/SC, e lá, termina os processos de fermentação e maturação durante meses.

Estive na cave da San Michele para conhecer o processo de segunda fermentação e maturação da Lust. Tive como anfitriões Marcelo Sardagna, responsável pela vinícola, e Juliano Mendes, diretor comercial e de marketing da Eisenbahn.

Ao adentrar a cave logo percebi o frio (15˚C, temperatura ideal para o processo) e o aroma de levedura no ar. Este aroma vem de algumas garrafas que estouram durante o champenoise, pois não resistem à sua alta pressão interna, em torno de 6 atm (seis atmosferas).

Durante a maturação, as garrafas permanecem na posição horizontal. Neste período, a levedura irá atingir o teor alcoólico desejado (11,5%) e entrará em autólise. Na fase de autólise os sabores e aromas terciários da cerveja se desenvolverão, e quanto maior o tempo de permanência lá, mais apurado ficará o produto final.

Lust maturando ao fundo, e nos pupitres à frente
Após a maturação a cerveja será acondicionada em pupitres, onde passará pelo ritual de remuage, que consiste em girar a garrafa 45 graus duas vezes ao dia, e inclinando-a de cabeça para baixo até que ela chegue a posição de 90˚. Durante o remuage toda a borra de levedura irá depositar-se na ponta do gargalo da garrafa.

Passado o remuage, a Lust é novamente enviada para a vinícola, onde será finalizada e estará pronta para o consumo. Passa pelo degórgement, uma técnica de congelamento, onde é retirada a borra de levedura depositada no gargalo da garrafa. Neste momento recebe uma tampa de rolha, a gaiola de arame e os detalhes e rótulos da embalagem. Está pronta para o consumo. Passaram-se ao menos quatro meses para a Lust e um ano para a Lust Prestige.

O Perlage
O perlage é a formação de borbulhas de gás carbônico que ocorre quando um espumante é servido. O nome faz alusão ao colar de pérolas, pois as linhas de perlage formadas no copo sobem verticalmente, deixando um rastro de micro bolhas que lembram a jóia. Um bom perlage deve apresentar bolhas finas, continuas e bastante numerosas.

A Degustação
Recomenda-se a taça flutê para o consumo desta cerveja, a temperatura do líquido deve estar entre 2 e 4°C, e a garrafa deve ficar acondicionada em um balde com gelo para sempre mantê-la na temperatura ideal. As taças flutê contribuem para a formação de um bom perlage, e nunca devem ser molhadas antes de servir.

Lust
Percebe-se uma cerveja delicada, de paladar apurado, frutado (pêssego, abacaxi), espuma consistente e um perlage fino e numeroso, semelhante ao encontrado em bons espumantes. Seus 11,5° de álcool são gentis na boca, e transmitem uma sensação de refrescância.

No próximo post, a degustação do lançamento da Eisenbahn, a Lust Prestige.

3 comentários:

Anônimo disse...

Passarelli! esteve em Blumenau em nem para dar uma esticada até Floripa e passar a noite na nossa casa! bom...fica pra próxima.
Por sinal, bem interessante esta Lust!

Bjos Léo e Quel

Rafael Leite Ribeiro disse...

Essa é muito boa mesmo, como todas cervejas da eisenbahn.

Tive a oportunidade de conhecer outra cerveja produzida oelo mesmo processo, a belga Deus. Em alguns bares e restaurantes aqui na terra tupiniquim vc pode achar por módicos R$ 250,00 a R$ 300,00 na média.

http://www.beerstore.com.au/detail.asp?beerID=166

esse é um link de uma beer store da gringolandia, mas da p/ ter uma idéia, ha e é também considerada uma das melhores do mundo, não sei, essa eu não bebi mas um dia eu chego la

[]'s

Edu Passarelli disse...

Rafael,

Realmente a DeuS é uma bela cerveja, e uma das 3 produzidas pelo Champenoise.

Já postei uma degustação com ela: http://edurecomenda.blogspot.com/2007/02/deus-brut-des-flandres.html
assim como com a versão escura da Malheur, a outra das 3. http://edurecomenda.blogspot.com/2007/05/malheur-dark-brut.html

Abraços