15 fevereiro 2008

Harmonizações Perfeitas : Eisenbahn Lust e Vieiras com Trufas Negras


A Lust é uma cerveja especial, desde o seu peculiar método de preparo até os seus sabores e aromas finos e delicados. Um produto elegante como esse merecia uma harmonização à altura.

Fui buscar na delicadeza das vieiras, e no rico e único sabor das raras trufas negras, uma combinação perfeita para a Lust. Com a redução elaborada com a própria cerveja e o azeite de manjericão, consegui trazer frescor e sabor ao prato, mas sem interferir nas estrelas principais: vieiras, trufas e Lust.

Na boca a explosão de sabores é imensa. Hora o destaque vai para a cerveja, hora para o delicado e doce sabor das vieiras, e, sempre, acompanhado pelo marcante e agradável sabor das trufas. O equilíbrio do conjunto é grande, e o resultado mostra o esperado: uma harmonização elegante e bastante prazerosa!

Vieiras com Trufas Negras, redução de Lust e Azeite de Manjericão

Ingredientes
6 vieiras médias, sem o coral
1 trufa negra pequena
Sal e pimenta-do-reino
200ml de Lust
50ml de creme de leite fresco
50ml de azeite de oliva extra-virgem
Folhas de manjericão

Preparo
Leve a cerveja ao fogo até reduzir pela metade. Acrescente o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Com um mortar, amasse bem as folhas de manjericão junto com o azeite. Tempere as vieiras com sal e pimenta. Sele-as em uma frigideira com manteiga e azeite, até atingirem o ponto (é rápido). Corte a trufa em lâminas finas.

Montagem
Em um prato grande, disponha três vieiras. Coloque uma lâmina de trufa por cima de cada uma delas. Sirva a redução de Lust e o azeite de manjericão ao lado. Bom apetite!

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

Nenhum comentário: